Saúde mental: 6 sinais de alerta
Você já se questionou se está cuidando da sua saúde mental da forma certa? Ou quem sabe já parou para pensar se as situações da sua vida seriam diferentes caso você olhasse com mais carinho para o que acontece na sua mente?
Primeiramente, precisamos destacar que a psicoterapia não é limitada apenas para quem está em intenso sofrimento psicológico. Em outras palavras, isso significa que qualquer pessoa que busca conhecer mais de si, de sua ação no mundo e nas relações pode procurar auxílio psicológico e caminhar nessa jornada de autoconhecimento. Sendo assim, todos podem se beneficiar da psicoterapia.
Entretanto, muitas pessoas ainda optam por ir empurrando as angústias e sofrimentos para segundo plano, deixando o cuidado com a saúde mental para depois. Você conhece alguém assim?
Por mais que tenhamos avançado no assunto da prevenção, ainda é pouco comum o investimento nela. O maior problema em sufocar esses sofrimentos é que acabamos levando eles às últimas consequências e fazendo com que a situação piore. Temos a tendência em acreditar que jogando a sujeira para debaixo do tapete estaremos mantendo a casa limpa, quando na verdade, só estaremos acumulando mais sujeira para limpar depois. E essa faxina será muito mais trabalhosa.
Reconhecendo que precisa cuidar da saúde mental!
Reconhecer os primeiros sinais de que precisamos de ajuda nem sempre é fácil. Podemos estar acostumados a tentar suprir necessidades sozinhos ou até mesmo a não querer reconhecer que necessitamos da ajuda do outro.
Ser ajudado não significa não estar ativo nesse processo. Na verdade, em psicoterapia o mais importante para que as mudanças desejadas ocorram é a participação ativa. O profissional de psicologia é apenas um especialista do processo, ou seja, é alguém capaz de auxiliá-lo nessa caminhada, mas não alguém que caminhará por você.
Ainda assim, reconhecer a necessidade de ajuda perpassa reconhecer quando nossa saúde mental não está bem. **Por isso, separei alguns sinais de alerta de que sua saúde mental está gritando: SOCORRO!
6 Sinais de alerta para a sua saúde mental!
1# Desmotivação contínua
Você sente uma dificuldade gigantesca em iniciar projetos e atividades novas em todas as áreas da sua vida, por sentir-se sem motivação ou ânimo para isso. É comum você preferir manter a rotina já estabelecida, pois ela não te demanda novos esforços. Você geralmente passa muito tempo em casa e prefere ficar só.
2# Preocupação excessiva
Consigo mesma como pessoa, com os outros ao seu redor, com o seu futuro e as situações que lhe ocorrem. Você percebe que as preocupações tem tomado grande parte do seu dia e já não consegue pensar em outras possibilidades. Elas fazem parte do seus primeiros pensamentos do dia, assim como dos últimos pensamentos e tem lhe causado dificuldades para dormir.
3# Perda de sentido da vida
Você sente como se todas e quaisquer áreas da sua vida não fizessem mais sentido algum. Sentimentos e emoções não lhe tocam mais e você percebe em si a insensibilidade e até mesmo o não interesse de experimentá-los. É comum você ter a sensação de estar apenas existindo e não vivendo.
4# Sensação de que mundo está desmoronando
Você tem vivenciado múltiplas decepções seguidas e sente como se estivesse sem chão, como se você estivesse deslizando lentamente ladeira a baixo. Não consegue identificar possibilidades de saída da posição atual e sentimentos de tristeza e solidão são comuns no seu dia a dia.
Autocobrança excessiva
5#A primeira vista a cobrança pode soar como algo positivo, mas quando se torna excessiva traz um problema. Isso pois, a comparação é vivenciada todos os dias e você acredita que nunca será bom o bastante no que faz. Com medo de desagradar as pessoas ao seu redor você frequentemente se coloca em situações que não gostaria de estar. Juntamente com isso, em alguns momentos, você até tenta se convencer que essa cobrança é positiva.
6# Pensamentos e desejos de se ferir
Você sente desejo de se ferir fisicamente ou tem tido pensamentos de morte constantes, quando está sozinho e até mesmo acompanhado. Ferir a si mesmo tornou-se uma ideia próxima ou quem sabe já até faz parte da sua vida.
Esses são alguns sinais de alerta que a sua saúde mental precisa de atenção e cuidado. Nenhum deles é mais importante do que o outro e devem ser levados a sério. Por isso, busque auxílio profissional para compartilhar essas experiências e explorar possibilidades.
A sua saúde mental importa! Dedique-se a ela!
- Autor
- Nome
- Vanessa Mattos
- Psicóloga Clínica - CRP 12/19336