Quando buscar psicoterapia?

Quando buscar psicoterapia?

Você certamente já escutou aquela clássica afirmação: “Psicólogo é pra louco!” quando o assunto é psicoterapia. Talvez você até já tenha pronunciado essa frase ou ainda pensa dessa forma. Todavia, além de se tratar de uma fala que esconde um preconceito e estigma em relação a loucura, ela também é a afirmativa que mais afasta as pessoas de buscar o auxílio da psicologia. Particularmente, me lembro bem quando decidi cursar psicologia e me escutei de algumas pessoas: “Vai cuidar de gente louca?”.

Infelizmente, essa não é uma questão do passado. Isso pois, ainda hoje essa ideia influencia a opinião de muitas pessoas. Inclusive faz com que elas se questionem se devem mesmo procurar uma psicóloga, visto que, essa atitude significaria afirmar que certamente ela “enlouqueceu”. Mas mesmo assim, diversas pessoas estão sofrendo diariamente com problemas e situações mal resolvidas, se questionando quando poderão falar abertamente do que sente e lidar melhor com essas emoções.

Embora elas saibam que um profissional da psicologia pode auxiliar nesses conflitos, muitos ainda se perguntam: será que devo mesmo buscar esse tipo de ajuda? Se você também já se perguntou isso e fica refletindo em qual seria o melhor momento, esse post foi feito para ajudar você!

Será que momento certo de buscar psicoterapia existe?

Saúde mental é um tema que vem crescendo muito e que tende a manter esse crescimento no futuro. Principalmente, quando pensamos todas as dificuldades que estamos vivenciando no mundo: pandemia, isolamento social, distanciamento, conflitos políticos, altas demandas de trabalho, inserção do home office em muito mais. Por isso, quando se trata da existência de um momento certo para buscar psicoterapia, devemos ter em mente que não existe necessariamente um único momento decisivo, mas que alguns fatores podem nos dar sinais de alerta de que precisamos dessa ajuda.

Então não existe um momento decisivo?
Não, pois não há uma data, um acontecimento, uma mudança ou um momento de estresse que possamos classificar como DECISIVO para que se afirme: “ESSE É O MOMENTO PARA BUSCAR A PSICOTERAPIA”. Diferentes momentos podem ser influenciadores de diferentes formas.

Ah Vanessa, mas eu tenho um evento que considero decisivo na minha busca por auxílio psicológico. Não tenho dúvidas disso! É comum cada pessoa ter uma situação que considera como impulsionador. E, geralmente é esse o assunto principal trazido nas primeiras sessões. Mas, se olharmos para as relações, podemos considerar que há muitas outras circunstâncias associadas a essa decisão, desde o problema em si até narrativas de outras pessoas. Isso pois, como seres humanos estamos inclusos em diferentes contextos e nos relacionamos com diferentes pessoas com opiniões sobre a terapia. Sendo assim, são inúmeras as influências mútuas que podem ocorrer e todas essas trocas constituem nossas decisões.

E os fatores de sinais de alerta para a psicoterapia?

Sim, eles existem e podem funcionar como condutores para a terapia. Algumas pessoas podem estar acostumadas a viverem ignorando os sentimentos desagradáveis, aceitando situações de humilhação ou acreditando que suas vidas não podem melhorar. Por isso, separei algumas respostas que geralmente considero importante trazer a reflexão quando me perguntam quando é o momento de buscar psicoterapia.

Busque um profissional da psicologia se:

  • Busca por autoconhecimento e o autogerenciamento;
  • Sente uma falta de pertencimento a algum lugar;
  • Vive constantemente com desânimo e tristeza;
  • Pensamentos negativos são constantes;
  • Percebe reações e comportamentos em si que lhe incomodam e gostaria de entender melhor;
  • Quer se movimentar em relação a si mesma como pessoa e as suas escolhas;
  • Tem dificuldades com situações especificas;
  • Você sentir vontade.

Quando falamos em saúde mental e psicologia, muito se refere a tratamento e pouco a prevenção. Infelizmente, ainda estamos mais atentos em tratar algo que já aconteceu ao invés de prevenir algo de acontecer. Todavia não é necessário o recebimento de um diagnóstico, o acontecimento de um evento traumático ou a eminência de um estressor emocional grande para que um profissional da psicologia seja requerido. Em outras palavras, você não precisa esperar algo acontecer para começar a se autoconhecer e trabalhar na prevenção de situações estressantes. Por isso, o momento certo de buscar a psicoterapia também é o momento que você decide começar.

Espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado na sua tomada de decisão pela psicoterapia.

Autor