Estou me sentindo mal, vou comprar algo!

Estou me sentindo mal, vou comprar algo!

Você está se sentindo mal, com ansiedade, raiva, tristeza ou outro sentimento desconfortável e surge logo uma ideia: “e se eu comprar algo? Uma roupa ou algo que eu queira?”. Ou quem sabe, o pensamento que vem é logo de cortar o cabelo, mudar a aparência, dar uma repaginada. Será que isso já aconteceu com você?

Inúmeras são as tentativas que fazemos de lidar com as nossas emoções quando estamos nos sentindo mal. No dia a dia, realizamos diversas ações para equilibrar novamente as emoções e passarmos a nos sentir melhor. Mas nem sempre fazemos isso de forma saudável.

Eu sei que as vezes você realmente quer comprar algo, mudar o visual e cuidar da pele. Não é um problema fazer isso. Mas eu te convido a refletir em como você está se sentindo no momento que deseja isso e, também, na frequência que isso ocorre.

Isso pois, comprar coisas, cuidar da unha, cortar o cabelo ou se maquiar sempre que você sente uma emoção desconfortável pode indicar que há coisas que você está evitando.

Será que você está evitando coisas?

As nossas emoções fazem parte do conjunto de coisas que precisamos processar para manter em equilíbrio. E quando não fazemos isso, elas podem acumular e se tornarem ainda mais frequentes.

Processar um emoção passa por alguns passos: perceber, nomear, sentir e processar. Não podemos pular etapas e toda tentativa de fazer isso acaba prejudicando ainda mais.

Quando estamos nos sentindo tristes e optamos por fazer uma COMPENSAÇÃO podemos estar auxiliando o acúmulo de emoções. Ou seja, se ao invés de lidar com o sentimento nós optamos por fazer algo que trará emoções mais agradáveis, estaremos evitando o desconfortável e tornando ainda mais difícil o processo de lidar com ele.

O que pode acontecer também é aquela ação, como comprar e sair, que trazia um sentimento agradável, começar a não ser o suficiente e até se tornar algo associado ao sentimento desagradável. Em outras palavras, você pode acabar “contaminando” algo que era prazeroso, com as emoções desconfortáveis que você evitou. Já aconteceu isso com você?

O que você perde quando evita!

Em primeiro lugar, quando evitamos um sentimento desconfortável perdemos principalmente a possibilidade de aprender a lidar com ele. Isso pois, é através do processo de perceber, nomear, sentir e processar que podemos lidar com o sentimento.

Mas além disso, nós também perdemos muitas habilidades que poderiam ser desenvolvidas e que envolvem autoconhecimento. Inclusive, podemos também prejudicar a nossa relação com outras pessoas.

Isso tudo ocorre porque ao evitar nosso sentimento desconfortável, nós podemos:

  • acabar descontando em outras pessoas;
  • procurar culpados externos e não resolver internamente;
  • nos tornamos pessoas desconfiadas, ansiosas e depressivas;
  • termos dificuldade em ter conversas difíceis;
  • não aprendermos a reconhecer nossos limites;
  • e muito mais!

O autoconhecimento começa pela aceitação das suas emoções, para então aprendermos a transformar elas. Vamos começar essa jornada?

Autor